Água dura em cabelo mole

Tanto bate até que cria uma ENGRONHA CATACLISMICA!

Até umas semanas atrás, tudo ia bem na esfera capilar da minha vida.

Meu cabelo sempre foi bem saudável, tanto que toda vez que vou na Fer Nabuco ela elogia a saúde e maciez dos meus cabelos! Nunca fui de gastar lá muuuita energia neles, mas aprendi desde cedo a diferença que a qualidade da água faz nos cabelos: quando mudei de Caçador (região de montanha, a quase 1000m de altitude) pra Floripa, aos 16 anos de idade, notei imediatamente o quão mais ressecado e menos viçoso meu cabelo ficava. E ir pra Caçador de férias era sempre aquela glória, mal precisava secar o cabelo com secador e já ficava me sentindo a própria Kate Middleton. Então quando vim pra Londres, percebi que desci mais um degrau nesse precipício da água ruim, e que ia ter que me espertar um pouco mais com os cuidados pra não ficar igual a Hermione Granger.

Depois que resolvi fazer luzes, na metade do ano passado, passei a caprichar ainda mais: uso máscara hidratante umas 3x por semana, sendo que uma delas eu realmente deixo agindo uns 20 minutos ou mais, uso um shampoo específico de “limpeza” uma vez por semana, evito secar o cabelo com secador (que é fácil pra mim, já que meu cabelo passa metade da minha vida escondido e amarrotado numa touca de centro cirúrgico #vantagens) e quando uso secador ou babyliss, sempre, sempre uso um protetor térmico antes. A única coisa que nunca consegui adaptar na minha rotina foi o pré-shampoo, sempre esquecia de passar de antemão e aí ficava fazendo hora por 15-30 minutos pra depois lavar, então não rolou.

Mas o fato é que há uns 15 dias, comecei a notar o meu cabelo mais duro, mais “grudado”, menos maleável independente até de quando eu fazia uma escova caprichada levantando a raiz pra ficar com aquele cabelo bouncy, com volume na raiz. Nada, niente, nulla, rien. Cabelo grudado na cabeça nível Severus Snape.

E depois piorou! Uns 10 dias atrás comecei a entrar em pânico que um lado do meu cabelo, sempre o lado direito (sabe-se lá por que cargas d’água, de repente é porque eu durmo desse lado), saía do banho TOTALMENTE EMBARAÇADO. Mas tipo, nível terror e pânico mesmo. Devia ter tirado uma foto pra provar que não tô exagerando, mas não tive essa presença de espírito. Não tô nem falando do aspecto vaidade da coisa, comecei a me preocupar com o tanto de cabelo que eu tava perdendo, porque mesmo que eu desembarace sempre com cuidado e carinho, minha escova sempre ficava lotada de cabelos falecidos.

Passei os primeiros dias em negação, amaldiçoando o dia em que resolvi fazer luzes de novo, porque justo naquele canto mais embaraçado é que tem uma mecha um pouco maior. Depois comecei a culpar o comprimento, já que nunca estive com o cabelo tão reto – to morta de saudade das minhas camadas, já de data marcada pra cortar! Mas aí voltei a pensar racionalmente e cheguei à conclusão de que, no mínimo, tinha que ser uma combinação do canto mais tingido, mais longo, mais agredido e portanto mais poroso, com o raio da água daqui de Londres, que é a mais dura na escala de dureza da região:

hardwateruk

A gente lembra do conceito de água dura que aprendeu no colégio né?! Eu lembro, e depois de vir morar aqui, não tem como negar que de fato afeta a nossa vida, porque os sais de cálcio se depositam na pia, na banheira, na chaleira elétrica… e no cabelo! Então fui ler sobre o assunto como parte da minha busca frenética por uma solução oquantoantespelamordedeus. E aí tudo fez ainda mais sentido.

Sabe esse terreno pedregoso adorável que faz com que a gente consiga ver as pedras no fundo? Que faz com que o rio não seja marrom lamacento? Que faz maravilhas da natureza como os penhascos brancos de Dover e a Jurassic Coast?

IMG_0145 (2)IMG_0164 (1)IMG_1162

Pois é. A mesma pedra que te dá esse prazer estético é a ruína do teu cabelo. Que beleza de metáfora pra vida né?! Hahahah o nome dela é limestone, calcário em português. Quando a água da chuva cai lá em Caçador, ela rola pedra abaixo sem grandes repercussões, porque o solo lá é rocha basáltica. Aqui, quando a água da chuva cai sobre pedras porosas como o calcário, ela penetra na pedra e vai dissolvendo cálcio e magnésio ao longo do caminho. E é por isso que nossas chaleiras elétricas sempre acumulam umas escamas branquinhas no fundo de tempos em tempos, porque a água vai fervendo e os sais de cálcio e magnésio vão ficando pra trás.

E vão ficando pra trás no nosso cabelo também. Os detergentes e shampoos tradicionais são compostos bicamada, que tem uma parte solúvel em água e outra em gordura, só que quando em contato com água dura, formam compostos insolúveis que se depositam e ficam ali para todo o sempre, amém.

A não ser que a gente use um composto quelante, que forma ligações muito fortes com esses compostos insolúveis e resgatam a dignidade das nossas cozinhas e, mais importante ainda, dos nossos cabelos!

Olha a diferença do meu cabelo entre as fotos acima e essa aqui embaixo, com o cabelo lavado em Amsterdam, cuja água é reconhecidamente das melhores e com menor teor de cálcio na Europa. Sem nem fazer escova!!! 

IMG_9961

A melhor opção seria um sistema de amolecimento da água para toda a casa, mas né… £££. A segunda alternativa é um filtro para o chuveiro, mas ainda assim custa mais de £200 e cada refil do filtro custa £80. Ou seja, nada feito por enquanto. Com esse valor, é mais custo-efetivo enxaguar o cabelo com água mineral sem gás por muito tempo! Opção esta que, aliás, ainda estou considerando.

Mas aí a partir disso, começou minha busca específica por um shampoo com agentes quelantes. A Amazon é minha melhor amiga e nessas horas é que vale a pena ter o Prime, pra receber no dia seguinte, porque todos os shampoos de limpeza profunda de farmácia estavam esgotados (além de nenhum deles mencionar especificamente agentes quelantes voltados à remoção de resíduos de cálcio). Pois bem. Comprei um deles que era mais amigo do bolso e seria entregue no dia seguinte só porque não aguentava mais aquele cabelo gosmento, e um outro mais potente e especializado, mas que chegaria só na semana seguinte.

O Neutrogena Anti-Residue Shampoo chegou no dia seguinte e corri pra lavar o cabelo, ansiosa pra ver o que aconteceria. Lavei uma vez e ao enxaguar já senti uma diferença imediata no couro cabeludo. Mas o canto loucamente embaraçado continuava lá. Lavei de novo e ele diminuiu, mas não sumiu por completo. Nem precisei ter vontade de arrancar os cabelos, porque a minha escova já tava fazendo isso por mim. Mas na verdade, depois de secar já percebi o cabelo uns 60% mais macio do que antes, então útil ele definitivamente é.


Fast forward uns dias… Cheguei da minha corrida no sábado de manhã, tomei meu banho e antes mesmo de sair do banheiro ouvi a batida na porta. Era o entregador com o shampoo novo: o Nioxin Intensive Therapy Clarifying Shampoo, que tem como promessa principal remover depósitos minerais! Aí sim, agora vai, José!


Fiz o que qualquer pessoa em sã consciência faria #not: meia volta volver, abri a caixa correndo, passei a mão numa toalha seca e entrei no banho de novo! Agora vai!

Realmente já senti diferença na hora de enxaguar o cabelo! Que maciez! Quanto tempo! Assim, não vou mentir, ainda tinha uns 10% do embaraçado, mas acho que nas próximas vezes que lavar vai saindo. Essa craca não se acumulou de um dia pro outro, então não vai ser de um dia pro outro que vai sair né?! Vamos ver, ainda dá pra melhorar, mas pelo menos o pesadelo da engronha cataclísmica já passou!!! Aleluia irmãos!
 

43 respostas em “Água dura em cabelo mole

  1. Cara, que saga! Eu não sinto que a água aqui na Irlanda afeta tanto o cabelo nesse sentido – a não ser no inverno, quando inevitavelmente tomamos banho com a água mais quente. A minha saga capilar pessoal aqui é cabelo X umidade. Esses dias tá tão quente e úmido que tô parecendo a Monica voltando das Bahamas! hahahhaa

    Agora, as minhas unhas aqui vivem sempre descascando por causa da água, tenho certeza. Sempre tive unhas fortes, saudáveis, sabe? E com poucas semanas morando aqui, puft, unhas quebradiças. Já usei todo tipo de base protetora e salvadora que você possa imaginar e nada resolveu. Faço as unhas e uns 3 dias depois começa o processo de “descasque”.

    ps: seu cabelo nessa foto no parque das tulipas está lindíssima! que cabelo! 🙂

    Curtir

    • Ai, muito obrigada pelo elogio ao meu cabelo!!! ❤️ To começando a resgatar minha auto-estima capilar depois da função toda 😂
      Uma saga mesmo, seria cômico se não me desse vontade de chorar cada vez que lavava o cabelo! Hahahah mas nas unhas não notei diferença nenhuma!

      Curtir

      • Eu ando tendo sérios problemas de queda de cabelo em Londres no qual no Brasil não tinha. E na Polônia quando viajei por poucos dias meu cabelo mudou drasticamente e a queda de cabelo parou imediatamente. E eu não sou único, conheço pessoas que ficaram carecas.

        Curtir

      • Nossa, vc caiu do céu, vou agora mesmo comprar esses shampoo na Amazon.
        Aqui em Londres fui comprar os cremes da Aussie toma entusiasmada, achando que teria o mesmo resultado que no Brasil, mais pensa numa pessoa que foi iludida kk
        Obrigada mesmo pela dica e seu cabelo está muito lindo.

        Curtir

  2. Oi Gabi por acaso esse gosmento poderia ser um oleoso mais grosso ou tipo isso mais ou menos? Nao e o oleoso do Brasil, e um pouco diferente. Mesmo morando ha 6 anos aqui, de um ano pra ca ele ta ficando esse oleoso “mais pesado”. Ja tentei lavar dia sim dia nao (e apelar pelo dry shampoo) mas mesmo assim nao funciona muito, dai volto a lavar todo dia. Oh vida dura! To achando que vou experimentar esse shampoo ai viu!

    Bjs
    Lu

    Curtir

    • Na raiz parecia oleoso, grudado, denso, o oposto daquele cabelo soltinho e macio, sabe? E nas pontas, ficava embarcaçado como eu disse, como se fosse o cabelo mais mal cuidado da história!
      Tenta um shampoo desses sim, e vê se faz diferença! Beijos!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Se eu tivesse um cabelo lindão como o seu ficaria preocupada também, hahaha,. aliás eu já escrevi um post sobre o calcária da água aqui na Suíça. Nossa, no começo foi terrível, hoje em dia meu cabelo já se adaptou melhor. Aqui em casa queremos instalar um sistema que vai destruindo o calc até a água sair da torneira, mas ainda não $$ deu, hehe. Calc é bom para os ossos! Meu marido sempre diz isso quando reclamo, hehehe. tudo tem o seu lado bom!

    Curtir

  4. Gabi,
    Adorei o post!! Vem na linha de “coisas do cotidiano” que só quem mora no local saberia falar com propriedade!😉
    Quando tive as minhas saudosas férias do ano passado na Inglaterra, não observei essa variação na raiz do cabelo por conta da água, mas talvez por conta do clima mais seco o meu cabelo ficava fio reto fácil e meio “eletrizado”, assim como acontece no avião…rs 😆
    Mas uma experiência me pegou de surpresa e me deixou com uma pulga atrás da orelha! Eram os últimos dias na Terra da Rainha e me ataca uma disúria com discreta hematúria.😁 Até então, nunca tinha tido cistite na vidaaaaaa! Me virei com um Pyridium versão inglesa comprável em qualquer balcão de farmácia e zarpei pro Brasil.
    Chegando aqui fiz um EAS e Urinocultura… ” cristais de oxalato de cálcio” e cultura negativa. Que presente! 😆 Um verdadeiro souvenir de recordação!Hahahaha…. Será???? Pensei… ” só pode ser daquelas águas brancas que saem da torneira!”
    Depois disso, nunca mais!😂

    bjaoo e continue escrevendo aqui!!🤓

    Curtir

    • Oi Adriana!! Obrigada pelo comentário 😄
      Essas mudanças no cabelo são muito crônicas, tanto que só comecei a ter problemas depois de um ano e pouco aqui!
      Mas vou te dizer que eu investigaria litíase renal hein?! Nunca li nada sobre isso, mas a não ser que haja formação de cálculos, não vejo motivo pra água dura dar disuria e hematuria por si só.
      Beijao!

      Curtir

  5. Gabi… muito obrigada pelo seu post. Me mudei pro Kansas há menos de um mês e estou ultra assustada com a quantidade de cabelo q tem caido… e como meu cabelo está duro… parece q fui pro mar e não lavei, sabe? Vou comprar um clarifying shampoo amanhã mesmo. Assim posso continuar lavando nessa água do mal aqui hahaha para a pele você precisou fazer algo tbm? abs

    Curtir

    • Hahahah sim, um caos né?! Fiquei horrorizada! Compra sim e depois me conta se ajudou!!
      Na pele eu não notei nada que tenha atribuído à água não! To sempre às voltas com vários problemas de pele (melasma, rosácea, acne, têm pra todos os gostos) então espero que não exista isso, pq a última coisa que eu preciso é de mais sarna pra me coçar! 😂😂😂 beijos!

      Curtir

  6. Gabi, entendo seu sofrimento. Estou morando na argentina, numa regiao onde a agua é uma das mais duras. Meu cabelo que era sedoso e loiro acizentado, ficou opaco e amarelado.
    Vou comprar já já um shampoo antiresiduos. Vc está usando em todas as lavagens ou alterna com outro? E hidratacao, vc sabe qual o melhor tipo para fazer?

    Curtir

    • Oi Caroline! Que legal, onde vc mora na Argentina? Não sabia que a água era dura aí, mas lembrando do aspecto das rochas nos Andes, faz todo o sentido!
      Não não, se usar shampoo clarificante em todas as lavagens a gente agride o cabelo. Tenho usado mais ou menos uma vez por semana e meu cabelo voltou ao normal!!
      No quesito hidratação, continuo em busca da batida perfeita, hehehe acho que o tipo de hidratação depende mais do seu tipo de cabelo. A água dura não deve interferir nesse aspecto, porque se você usar shampoo clarificante, tanto os resíduos minerais quanto eventuais resíduos de produtos devem sair.

      Curtir

    • oi meninas!! eu tbm estou morando na Argentina e meu cabelo está acabado, seco, opaco e verde já que tem mechas. Coloquei filtro no chuveiro, e usei todos os cremes e shampoos , só faltei recorrer à NASA pq de resto usei tudo, mas.nada adianta. Aqui a água e cheia de cloro e metais pesados que corroem até a torneira. Aff!! oremos 😭😭😭😭😭

      Curtir

      • Girls, aki em Londres nao tem shampo e nem hidratante que de jeito no meu cabelo. O shampoo anti resíduos, o tal do shampoo quelante só resseca o cabelo. O vinagre de maçã ainda tem sido a melhor opção para domar os fios rebeldes, revoltados e incontroláveis. Se alguém souber de algum produto milagroso, please, dívida a informação. Estou à espera de um milagre ! Oremos! 🙏

        Curtir

  7. Oi Gabi, tudo bem? Desculpa o comentário tão tardio, mas achei esse post e quero compartilhar a minha solução. O vinagre “lava” o calcário do cabelo e deixa os fios super soltos, uma maravilha!! Eu passo depois do condicionador toda semana (ou sempre que lembro) pra ajudar com essa desgraça de água dura.
    Mistura o vinagre com água mineral ou água destilada numa proporção de 1/10 e borrifa no cabelo. Não precisa enxaguar depois, não. E preocupa não que o cheiro de salada sai depois que o cabelo seca!! ehehhehe
    Espero que volte a ter teu cabelo dos sonhos

    Curtir

    • Muito obrigada, Giulia!!! Cheguei a ver mesmo em algum lugar que vinagre ajudava, mas tenho a maior aversão ao cheiro então resolvi tentar esses shampoos antes. Quem sabe crio coragem pra ver se meu cabelo melhora ainda mais?? Se usar, volto pra contar! E obrigada pela dica 😉 beijos!

      Curtir

  8. Oi Gaby , então esses shampoos são fáceis de encontrar ? Será que em farmácias acho ? Estou em Berlim e meu cAbelo que sempre foi ótimo e lisinho está muito ressacado , tirando q a raiz esta oleosa .

    Curtir

  9. Oi!
    Será que estou com o mesmo problema? Eu estou morando na Noruega. Da primeira vez que vim pra cá (inverno) já notava diferença na água na hora de lavar o cabelo, como se a água não molhasse direito meu cabelo e na hora de usar o shampoo, ele não fazia espuma. Meu cabelo caía. Caía horrores! Eu nunca tive cabelo oleoso e aqui ele ficava oleoso na raíz… Nessa época eu acabei achando que era por causa do inverno a queda de cabelo. Voltei pro Brasil e meu cabelo voltou ao normal. Me mudei pra cá definitivamente em junho do ano passado (verão) e o problema voltou. Meu cabelo cai muito, é assustador! Mas o fator “inverno” já não podia ser a explicação… Será que a água aqui também é dura? Como eu faço pra saber? Meu marido disse que não é, mas eu vejo que a borda da torneira do chuveiro por exemplo fica com uma crostinha branca…

    Você continua usando esse Nioxin? Ou achou alguma outra solução?

    Adorei o post!

    Curtir

    • Era bem essa a sensação que eu tinha quando comecei a perceber as diferenças no meu cabelo! Não cheguei a ver um mapa da Europa toda, mas pensando em fotos das rochas dos fiordes (nunca fui praí… mas tá na lista!), acredito que seja água dura sim.
      Continuo usando mais ou menos uma vez por semana. Agora já tá na hora de comprar um novo, na época li algumas reviews de shampoos contendo apple cider vinegar, talvez experimente um deles dessa vez. Aí se funcionar melhor, volto pra contar, hehehe
      Beijos

      Curtir

  10. Justo o que eu estava procurando. Estou morando em Barcelona há um mês e meio, já senti o efeito no meu cabelo e do meu filho. Nunca precisei de shampoo especial, sempre usei o Elseve da L’Oréal. Meu cabelo está horrível que nem o corte de cabelo realça e nem secando resolve o problema. Meu cabelo é oleoso na raiz. Será que vai resolver este shampoo?

    Curtir

  11. Super obrigada pela dica sobre a utilização do shampoo quelante. Estou em Londres há 3 meses e meu cabelo está igual ao da Cuca do sítio do Pica Pau Amarelo. Sugiro para as colegas que compartilham o mesmo sofrimento, que utlilizem vinagre de maçã no último enxáque, ajuda a fechar as cutículas e melhora o aspecto poroso.

    Curtir

    • De nada! 🙂
      Sabe que li em todo canto isso do vinagre de maçã, mas o-deio cheiro de vinagre então esse será meu último recurso! Hahahah sigo sobrevivendo, mas se a coisa ficar dramática vou comprar o raio do vinagre! 😀

      Curtir

      • O desespero é tamanho que é melhor uma salada do que uma palha de milho como cabelo. Belas opções! De fato, o cheiro de vinagre não é muito agradável, mas dá para disfarçar com um um spray ou serum perfumado.

        Curtir

  12. MEU DEUS OBRIGADA POR ESSE POST! hahahaha

    tenho sofrido muito e achava que era eu cuidando mal do meu cabelo! Comprando agora os produtos que você falou!

    Curtir

  13. Oi Gabi.
    achei seu blog, procurando por agua calcária +cabelo. No Brasil meu cabelo era tão lindo, era só lavar. Até esquecia de usar condicionador… Saia com ele perfeito.. E agora que to morando na Bélgica faz 2 meses e meu cabelo ta uó, seco palha, sem vida, sem volume, sem dignidade. Já tinha comprado uns 2 shampoos diferentes e condicionar e máscara capilar e tudo que se tem direito… Mas agora vou correndo comprar esses dois que vc descer eu.. Obrigada por compartilhar.

    Curtir

  14. Obrigada a todos por cada comentário, e à Gabriela pelo artigo. Estou morando na Holanda há um mês, e meu cabelo cai tanto, que já vejo algumas partes de meu coro cabeludo… Vou correr atras de praticar as dicas aqui deixadas \0/

    Curtir

  15. Sinto que encontrei uma luz no fim do túnel para o meu cabelo. Super me identifiquei com esse post. Meu cabelo no Brasil 🇧🇷 não precisava me preocupar tanto, mas aqui em Londres já mudei de três shampoo 🧴 🤭🤫🙈 estou eu na busca incessante de solucionar esse mini encomodo porque também sou desses mulheres que amo me cuidar e sinto orgulho de fazer isso em casa. Nada contra os salões de beleza, mas aqui eu tenho mais tempo 😂🥰😘

    Curtir

  16. Sobre a água dura, eu até concordo, deve deixar o cabelo seco, sem vida..sem volume… Meu problema mesmo é a queda, venho de uma linhagem de cabeludos, nunca tive problemas com queda de cabelo, mudei para Portugal recentemente e um colega no segundo dia em terras Lusitanas me disse, compra um filtro anti-calcário para seu chuveiro pq a agua aqui faz cair o cabelo, e o cabelo dele e da esposa dele já estavam caindo… Eu como adoro meu cabelinho e no mesmo dia comprei, não adiantou nada e eis que eu e minha esposa estamos em uma saga contra a queda, meu cabelo cai muito, muito mesmo. de dá vontade de chorar… Já tentei o filtro do chuveiro, shampoos, medicamentos(pill food, todas as cartelas), fui ao dermatologista e este me disse q era estresse, mas eu não ando estressado não, pelo contrário, aqui ando até zen… passei a lavar o cabelo com agua destilada, já faz um mês, sempre agua destilada, e até agora a queda continua, agora fui a um endocrinologista e solicitei um checkup hormonal… Tá foda!!! O pior de tudo é que em minha loucura, passei a olhar a cabeça de todo mundo e principalmente dos brasileiros imigrantes e pasmem, o cabelo de geral ta caindo…. Falei com alguns amigos meus em PT…e eles disfarçam e diz, ahh na minha família tem tendência… ahh ta caindo por causa da minha idade… Muitos hoje estão carequinhas e nem perceberam que foi algo que aconteceu depois da imigração… Pra finalizar, passei a olhar a cabeça dos Portugueses, ai meu desespero foi tremendo, tanto os homens quanto as mulheres estão carecas, na faixa de 30 anos pra cima, a grande maioria… Estou maluco, È a agua? o Vinho? o Café, O Azeite?, Falta de carne? Sal Iodado? O Clima?!!!

    Curtir

  17. Oi Gabi, vc foi a salvação do meu dia! Desde que cheguei aqui na Inglaterra (junho de 2018) meu cabelo tem se deteriorado cada vez mais, caiu tanto que ficou ralo, com muito frizz. Acabei de comprar o filtro para o chuveiro e o shampoo. Agora é torcer para ter meu cabelinho lindo de volta.
    Bjo.

    Curtir

Deixe um comentário