Culinária Eslovena: a prata

Ljubljana tem muitos restaurantes. Mas assim, MUITOS! Pra uma cidade tão pequena quanto é, tem opção de sobra pra comer bem por lá. Logo no primeiro dia, uma procura rápida me deixou super impressionada, e pensei na hora na sorte de quem mora por lá, que tem o sossego de uma cidade pequena com a vantagem de muitas opções culinárias!

Como as minhas amigas viriam da Áustria e da Alemanha, ambas de saco cheio da culinária altamente batatônica, salsichônica e cheia de sustança, já tratei de matar minha vontade justamente disso antes que elas chegassem!

Como contei no outro post, pedi pra mãe do dono do nosso flat me indicar um bom restaurante de comida eslovena, e achei um sarro quando ela apontou no mapa imediatamente para o restaurante na próxima esquina, dizendo: “Esse aqui ó. NAO ESSE. Esse”. Fiquei me perguntando qual era a do restaurante que ela desrecomendou, hehehehe.

Mas óbvio que fui na recomendação. Era o Gostilna Šestica, que por coincidência ou não, eu tinha marcado no meu guia de viagem porque li as palavras mágicas goulash com polenta. E ainda bem, porque é daqueles restaurantes com um menu giganteeeesco sabe? Jamais teria visto a polenta lá, acho! O restaurante é o mais antigo de Ljubljana, costumava ser uma pousada antigamente, acho que lá por 1700 e lá vai pedrada, e tem toda aquela vibe amarela, semi-escura, aconchegante, com garçom de bochecha cor de rosa que me lembrou imediatamente a Bavária, hahahah. Matei a saudade de polenta, matei a saudade de goulash, tomei uma tacinha de vinho e paguei módicos DEZ EUROS.

A via gastronômica de Ljubljana é a Cankarjevo nabrežje. Sabe aquele clima de beira-mar, onde todos os restaurantes têm mesas na calçada, com guarda-sóis, pra pessoa ficar ali curtindo o clima? Então.

 IMG_1943

Depois que a Cris chegou, na nossa primeira noite lá, escolhemos o Zlata Ribica mesmo sem indicação nem grandes recomendações porque queríamos justamente isso: um jantar tranquilo na beira do rio pra colocar a conversa em dia e curtir um vinhozinho despretensioso. E foi isso que tivemos. Comemos bem, fomos bem atendidas, mas nada de espetacular, e o preço era o que se espera de um restaurante em localização nobre do centro turístico de uma capital européia: meio inflacionadinho.

Na sexta, fomos curtir uns drinks pré-jantar e um por do sol com vista no Nebotičnik, um rooftop que fica no prédio mais alto de Ljubljana, que nem é tão alto assim, mas tem esse nome porque foi construído nos anos 30 e era, na época, o prédio mais alto da Iugoslávia. Sempre acho que subir no ponto turístico mais alto de uma cidade não é necessariamente uma grande vantagem, porque aí você deixa de ter o próprio como parte da vista! Então eu diria que a vista do Nebotičnik é a melhor de Ljubljana justamente por isso. Olha só:

Nosso jantar de sexta acabou sendo num restaurante que merece um post à parte, que será o próximo, mas o de sábado foi no Gostilna na Gradu, que significa literalmente bistrô no castelo e fica no pátio do Ljubljanski Grad, o castelo de Ljubljana.

IMG_2332 

Esse era outro dos meus asteriscos no guia de viagem, porque também tem um foco grande em culinária eslovena contemporânea, apesar de ter vários pratos bem internacionais e palatáveis pra quem não quer nada muito diferente. 

Isso por si só já bastaria pra chamar a nossa atenção, mas tem uma cereja nesse bolo: o restaurante é lindo, logo abaixo da torre do relógio do castelo, e com os dias longos da primavera européia, eu sabia que ia ser uma blue hour fenomenal – e realmente ficamos horas batendo papo na nossa mesinha no pátio, falando da vida até praticamente fecharmos o restaurante. Encerrou com chave de ouro nossa estadia em Ljubljana!



IMG_2322IMG_2327IMG_2331IMG_2326

Um PS valido é a sorveteria Cacao, porque sorvete italiano sempre será um PS válido ne?!

4 respostas em “Culinária Eslovena: a prata

  1. Pingback: Culinária Eslovena: o ouro! | Gabi em Londres

Deixe um comentário

